A fundação

TAEDA

Uma Visão e Ação Integral

Desde sua criação em 2008, a Fundação tem se dedicado a enfrentar as necessidades e desafios em constante evolução que afetam nossa região. Seu objetivo principal é contribuir para a realização de um desenvolvimento sustentável que permita às nossas sociedades avançarem em direção a um destino comum mais próspero. Concebemos esse desenvolvimento como uma busca equitativa, baseada no respeito ao meio ambiente e à diversidade, apoiada nas novas tecnologias a partir de uma perspectiva humanista, com o propósito de gerar bem-estar tanto para as gerações presentes quanto para as futuras.

Autoridades

Mario Montoto

Presidente da Fundação TAEDA e da editora TAEDA

Mario Montoto

Lidera essas entidades especializadas na organização de eventos e seminários que abordam questões estratégicas globais, como recursos naturais, tecnologia e desenvolvimento sustentável com inovação tecnológica. Além disso, é responsável pela Revista DEF, uma publicação mensal que trata de temas de interesse latino-americano relacionados com o crescimento regional, meio ambiente, energia, defesa, segurança pública, ciência e tecnologia.

Em sua trajetória, também desempenha o papel de Presidente da Câmara de Comércio Argentino-Israelense. Além disso, Montoto é acionista em diversas empresas que desenvolvem soluções e sistemas, aplicando tecnologia à segurança cidadã e à defesa.

Gustavo Gorriz

Vice-presidente da Fundação TAEDA e Diretor da Editora TAEDA

Gustavo Gorriz

Ele também é diretor da revista DEF; todas as entidades das quais faz parte estão comprometidas com a intenção de integrar a região e abrir debates sobre temas sensíveis para melhorar nossas condições de vida e criar um futuro responsável para as novas gerações. Além disso, ele participou de várias fundações com objetivos semelhantes e foi editor responsável por 37 livros com a TAEDA e outras organizações.

Ele é coronel aposentado do Exército Argentino, oficial do Estado-Maior, e nesta instituição, entre outras funções, atuou por anos na Secretaria Geral do Exército, foi adido presidencial e comandante do Regimento de Patricios. Desde 2005, ele desempenha as funções mencionadas na TAEDA.

Yanina Kogan

Diretora da Fundação TAEDA

Yanina Kohan

Como Diretora da Fundação, lidera programas de formação e cooperação em áreas estratégicas como conectividade, mudança climática e desenvolvimento inclusivo.

Sua experiência anterior inclui a direção da Câmara de Comércio Argentino-Israelense, onde planejou e executou programas de networking em nível nacional e internacional, e no Ministério das Relações Exteriores e Culto, onde coordenou reuniões-chave durante a Presidência Pro Tempore Argentina do Mercosul e liderou estratégias de comunicação para eventos destacados.

Possui um Mestrado em Relações e Negociações Internacionais da FLACSO, Universidade de San Andrés e Universidade de Barcelona, uma Licenciatura em Ciência Política da Universidade de Buenos Aires. Complementou sua formação com cursos de pós-graduação em Organizações sem Fins Lucrativos e em Deep Tech, Investimentos e Venture Capital na América Latina.

É membro do Conselho da Keren Kayemet LeIsrael e da Pollera Pantalón. Seu foco em cooperação internacional, sustentabilidade e empoderamento feminino reflete seu compromisso com o progresso social e o bem-estar comunitário na região.

Juan Ignacio Cánepa

Secretário acadêmico da Fundação TAEDA

Juan Canepa

Ele também atua como editor-chefe da revista DEF e editor-geral da editora Taeda. Como secretário acadêmico da Fundação, ele organiza e supervisiona as equipes de pesquisa e seleciona os temas sobre os quais trabalhar. Seu principal desafio é conectar o mundo acadêmico com os líderes e tomadores de decisão, para oferecer respostas às questões do presente.

Ele possui graduação em Ciências Políticas e é jornalista especializado em política internacional, geopolítica e defesa. Possui um diploma de pós-graduação em Jornalismo Digital (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona) e foi agraciado com uma bolsa da Comissão Fulbright da Argentina para Jovens Líderes.

Maia Bornsztein

Ele possui uma Licenciatura em Estudos Internacionais pela Universidade Torcuato Di Tella e é Mestre em Segurança e Diplomacia pela Universidade de Tel Aviv, onde é fellow do Instituto Irwin Cotler for Democracy, Human Rights and Justice. Ele complementa sua formação com cursos de diplomacia pública e liderança, além de ter experiências em projetos de pesquisa acadêmica. Além disso, faz parte do programa de Novas Gerações do Congresso Judaico Mundial.