A fundação
Uma Visão e Ação Integral
- Um crescimento que leve em consideração o bem-estar e as necessidades das pessoas.
- Um crescimento que respeite o meio ambiente e os direitos humanos.
- Um crescimento justo que não sacrifique os direitos das gerações futuras.
Autoridades
Mario Montoto
Presidente da Fundação TAEDA e da editora TAEDA

Lidera essas entidades especializadas na organização de eventos e seminários que abordam questões estratégicas globais, como recursos naturais, tecnologia e desenvolvimento sustentável com inovação tecnológica. Além disso, é responsável pela Revista DEF, uma publicação mensal que trata de temas de interesse latino-americano relacionados com o crescimento regional, meio ambiente, energia, defesa, segurança pública, ciência e tecnologia.
Em sua trajetória, também desempenha o papel de Presidente da Câmara de Comércio Argentino-Israelense. Além disso, Montoto é acionista em diversas empresas que desenvolvem soluções e sistemas, aplicando tecnologia à segurança cidadã e à defesa.
Gustavo Gorriz
Vice-presidente da Fundação TAEDA e Diretor da Editora TAEDA

Ele também é diretor da revista DEF; todas as entidades das quais faz parte estão comprometidas com a intenção de integrar a região e abrir debates sobre temas sensíveis para melhorar nossas condições de vida e criar um futuro responsável para as novas gerações. Além disso, ele participou de várias fundações com objetivos semelhantes e foi editor responsável por mais de 30 livros com a TAEDA e outras organizações.
Ele é coronel aposentado do Exército Argentino, oficial do Estado-Maior, e nesta instituição, entre outras funções, atuou por anos na Secretaria Geral do Exército, foi adido presidencial e comandante do Regimento de Patricios. Desde 2005, ele desempenha as funções mencionadas na TAEDA.
Yanina Kogan
Diretora da Fundação TAEDA

Como Diretora da Fundação, lidera programas de formação e cooperação em áreas estratégicas como conectividade, mudança climática e desenvolvimento inclusivo.
Sua experiência anterior inclui a direção da Câmara de Comércio Argentino-Israelense, onde planejou e executou programas de networking em nível nacional e internacional, e no Ministério das Relações Exteriores e Culto, onde coordenou reuniões-chave durante a Presidência Pro Tempore Argentina do Mercosul e liderou estratégias de comunicação para eventos destacados.
Possui um Mestrado em Relações e Negociações Internacionais da FLACSO, Universidade de San Andrés e Universidade de Barcelona, uma Licenciatura em Ciência Política da Universidade de Buenos Aires. Complementou sua formação com cursos de pós-graduação em Organizações sem Fins Lucrativos e em Deep Tech, Investimentos e Venture Capital na América Latina.
É membro do Conselho da Keren Kayemet LeIsrael e da Pollera Pantalón. Seu foco em cooperação internacional, sustentabilidade e empoderamento feminino reflete seu compromisso com o progresso social e o bem-estar comunitário na região.
Juan Ignacio Cánepa
Secretário acadêmico da Fundação TAEDA

Ele também atua como editor-chefe da revista DEF e editor-geral da editora Taeda. Como secretário acadêmico da Fundação, ele organiza e supervisiona as equipes de pesquisa e seleciona os temas sobre os quais trabalhar. Seu principal desafio é conectar o mundo acadêmico com os líderes e tomadores de decisão, para oferecer respostas às questões do presente.
Ele possui graduação em Ciências Políticas e é jornalista especializado em política internacional, geopolítica e defesa. Possui um diploma de pós-graduação em Jornalismo Digital (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona) e foi agraciado com uma bolsa da Comissão Fulbright da Argentina para Jovens Líderes.
Fabián Calle
Director de Assuntos Internacionais

Ele é licenciado em Ciência Política (UBA), especializado em Estratégia Econômica Internacional (Faculdade de Ciências Econômicas UBA), Mestre em Relações Internacionais (FLACSO), Mestre em Relações Internacionais (Università di Bologna), com especialização na National Defense University em Washington DC e especialização em antiterrorismo no Marshall Center na Alemanha. É candidato a Doutor em História (UTDT).
É professor na UCA, UCEMA e Universidade Austral, e foi professor na Università di Bologna, UBA, Escola de Guerra Conjunta das Forças Armadas, UTDT, Universidade Século XXI e ISEN. É Diretor do Instituto de Segurança Internacional e Assuntos Estratégicos do CARI. Desde dezembro de 2023, é assessor do Ministério da Defesa da República Argentina.
Douglas Farah
Assessor em crime transnacional - Washington

Ele é pesquisador, conferencista e tem ampla experiência como correspondente estrangeiro e repórter investigativo em zonas de guerra e conflitos armados ao redor do mundo, além de ser autor de dezenas de estudos acadêmicos e de dois livros. Ele é presidente da IBI Consultants, LLC, uma empresa de consultoria em segurança especializada em pesquisa de campo, desafios de segurança e crime organizado transnacional na América Latina.
Ele trabalha com o governo dos EUA (Departamento de Defesa, Departamento de Estado), destacados think tanks (CSIS, Atlantic Council) e o setor privado. Farah foi chefe de pesquisa no Centro de Pesquisa Estratégica da Universidade Nacional de Defesa.
Daniel Fernando Karlsson
Secretário

Ele é consultor nacional e internacional em temas de Gestão e Execução de projetos, Reforma do Estado e Reengenharia de Processos; Gestão integral de financiamento por meio de programas de Organismos Multilaterais de Crédito; e Coordenação de equipes para a implementação de Sistemas Integrados de Gestão Governamental.
É especialista em temas relacionados à Gestão Educacional, especialmente em reformas da Administração e Financiamento do Setor. Possui ampla experiência em reformas de gestão hospitalar e Sistemas Integrados de Gestão da Saúde.
Federico Dolfijs
Tesoureiro

Ele é um empreendedor, lidera empresas relacionadas à logística, mobilidade sustentável e reciclagem.
Foi oficial do Exército Argentino, especialista em inteligência e informática. Atuou na área de Cerimonial e Protocolo do Regimento de Patricios. Cursou estudos universitários na Universidade Nacional de Tres de Febrero. Também participou de outras fundações como responsável pela administração e finanças.
Maia Bornsztein
Coordenadora

Ele possui uma Licenciatura em Estudos Internacionais pela Universidade Torcuato Di Tella e é Mestre em Segurança e Diplomacia pela Universidade de Tel Aviv, onde é fellow do Instituto Irwin Cotler for Democracy, Human Rights and Justice. Ele complementa sua formação com cursos de diplomacia pública e liderança, além de ter experiências em projetos de pesquisa acadêmica. Além disso, faz parte do programa de Novas Gerações do Congresso Judaico Mundial.